Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13116
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aplicação de metodologia estruturada para desenvolvimento de novos serviços em uma organização do setor de tabaco
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Tatiana Pinto Alves
Tutor: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Resumen: Buscando contribuir com o campo do conhecimento, o objetivo principal deste trabalho é analisar a possibilidade de aplicação de uma metodologia de Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS) às praticas de uma unidade de negócio de uma empresa de tabaco benchmarking em logística que, hoje, realiza o processo de DNS com bastante freqüência, porém sem estar embasada em uma ou mais metodologia(s) cientificamente comprovada(s). Realizou-se então uma pesquisa qualitativa (MATTAR, 1996), exploratória (GIL, 1999), cujo método de pesquisa utilizado foi observação participante (MALINOWSKI, 1978 apud CAVEDON, 1999), entendendo que este método não leva em conta apenas registros físicos, mas também a vivência dos sujeitos e suas práticas, isto é, leva em conta os conflitos e tensões que definem o sucesso ou não de uma metodologia de trabalho. Comparouse o processo de DNS realizado na unidade de negócio estudada aos modelos de Scheuing e Johnson (1989), Ramaswamy (1996) e Bitran e Pedrosa (1998), modelos estes reconhecidos pela literatura acadêmica e já adaptados para o campo de serviços. Constatou-se, assim, que os referidos modelos apresentam vários pontos em comum com as práticas da unidade estudada, entretanto não se adéquam integralmente a mesma, seria então necessária a elaboração de um modelo híbrido adaptado à realidade do objeto de estudo. Assim surgem novas questões de investigação: As metodologias hoje conhecidas são aplicáveis a um grande número de empresas? Ao desenvolver um novo serviço, as empresas devem elaborar uma metodologia própria? A elaboração de uma metodologia de desenvolvimento de serviços adaptada para a unidade estudada traria quais resultados?
Materia: Desenvolvimento de novos serviços
Modelos de referência
Serviços
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia.pdf399.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.