Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13116
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação de metodologia estruturada para desenvolvimento de novos serviços em uma organização do setor de tabaco
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Tatiana Pinto Alves
Orientador: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Resumo: Buscando contribuir com o campo do conhecimento, o objetivo principal deste trabalho é analisar a possibilidade de aplicação de uma metodologia de Desenvolvimento de Novos Serviços (DNS) às praticas de uma unidade de negócio de uma empresa de tabaco benchmarking em logística que, hoje, realiza o processo de DNS com bastante freqüência, porém sem estar embasada em uma ou mais metodologia(s) cientificamente comprovada(s). Realizou-se então uma pesquisa qualitativa (MATTAR, 1996), exploratória (GIL, 1999), cujo método de pesquisa utilizado foi observação participante (MALINOWSKI, 1978 apud CAVEDON, 1999), entendendo que este método não leva em conta apenas registros físicos, mas também a vivência dos sujeitos e suas práticas, isto é, leva em conta os conflitos e tensões que definem o sucesso ou não de uma metodologia de trabalho. Comparouse o processo de DNS realizado na unidade de negócio estudada aos modelos de Scheuing e Johnson (1989), Ramaswamy (1996) e Bitran e Pedrosa (1998), modelos estes reconhecidos pela literatura acadêmica e já adaptados para o campo de serviços. Constatou-se, assim, que os referidos modelos apresentam vários pontos em comum com as práticas da unidade estudada, entretanto não se adéquam integralmente a mesma, seria então necessária a elaboração de um modelo híbrido adaptado à realidade do objeto de estudo. Assim surgem novas questões de investigação: As metodologias hoje conhecidas são aplicáveis a um grande número de empresas? Ao desenvolver um novo serviço, as empresas devem elaborar uma metodologia própria? A elaboração de uma metodologia de desenvolvimento de serviços adaptada para a unidade estudada traria quais resultados?
Palavras-chave: Desenvolvimento de novos serviços
Modelos de referência
Serviços
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf399.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.