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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O consentimento do consumidor no marketing direto à luz da lei geral de proteção de dados pessoais
Autor(es)/Inventor(es): Cruvinel, Bruna Luiza Barbosa
Orientador: Thomaz, Carlos Augusto
Resumo: Esta monografia analisa a eficiência do consentimento como instrumento de autodeterminação informacional na esfera do marketing direto à luz da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Diante da popularização das tecnologias de informação que levou a uma economia fundamentada na vigilância do consumidor e a exploração de dados pessoais pela área de marketing. O direito à proteção de dados pessoais busca inibir práticas abusivas e invasivas que ameaçam o livre desenvolvimento da personalidade do indivíduo e seu direito à igualdade e à liberdade. E ainda, garantir ao titular o controle dos seus dados pessoais por meio do consentimento. A evolução da tutela do titular dos dados consolidou o protagonismo do indivíduo e do consentimento no exercício do direito à autonomia informativa. Assim, investiga-se o papel do consentimento e sua (in)eficácia na operacionalização da autodeterminação informacional considerando a realidade prática. Por fim, além do consentimento, conclui-se pela necessidade de novos elementos para viabilizar efetivamente o direito à autodeterminação informacional: a privacidade contextual e a intervenção estatal por meio da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Palavras-chave: Consentimento
Autodeterminação informacional
Marketing Direto
Proteção de Dados Pessoais
Consumidor
Vulnerabilidade
Consent
Informational Self-determination
Direct Marketing
Protection of Personal Data
Consumer
Vulnerability
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRUVINEL, Bruna Luiza Barbosa. O consentimento do consumidor no marketing direto à luz da lei geral de proteção de dados pessoais. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
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