Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1374
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A resistência do cinema à censura da ditadura militar: a jornada brasileira de curta metragem e sua história de luta na Bahia
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Daniela Almeida de
Orientador: Sodré, Muniz
Resumo: Analisa a história da censura ao movimento “Jornada Brasileira de Curta-Metragem”, realizado desde 1972 na Bahia, e as bases da repressão instalada na ditadura militar através do Serviço de Censura a Diversões Públicas (SCDP). Procurou-se fazer uma pesquisa acerca da formação e da metodologia utilizada pelos censores para melhor analisar seus argumentos. Analisaram-se vetos e cortes de filmes com a intenção de ratificar a censura arbitrária da época. Mostrou-se no trabalho ainda a importância do movimento ao espaço do cinema no país e a resistência dos cineastas ao regime. A metodologia do trabalho está calcada em depoimentos de seis cineastas censurados em diferentes fases do evento em questão e na pesquisa bibliográfica de livros que tratam sobre o histórico da repressão, que suprimiu inúmeras manifestações artísticoculturais no Brasil no período ditatorial.
Palavras-chave: Cinema
Censura
Ditadura militar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Daniela Almeida. A resistência do cinema à censura da ditadura militar: a jornada brasileira de curta metragem e sua história de luta na Bahia. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANDRADE.pdf378.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.