Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14100
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um território potente: a experiência do mapeamento participativo da maré para o exercício do direito à cidade
Autor(es)/Inventor(es): Leitão, Larissa Meirelis
Tutor: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumen: Esta monografia pretende analisar o processo de mapeamento participativo e os censos produzidos pela Redes da Maré e pelo Observatório de Favelas, com os moradores da Maré, a fim de investigar as potências trazidas por estes projetos no exercício do direito à cidade, bem como as suas repercussões na noção de cidadania e no planejamento da cidade. Inicialmente, apresentamos os projetos e os produtos produzidos, a saber: Guia de Ruas da Maré, Censo de Empreendimentos da Maré e o Censo Populacional da Maré, dialogando os dados obtidos com o processo histórico de formação do conjunto de favelas da Maré, apontando as potências desse território, rompendo a ótica da carência sob o qual os territórios favelados são analisados. Em seguida, analisamos essa experiência dialogando com as razões que levam a construção de contra-mapas e as características do mapeamento participativo. Após, trouxemos algumas reflexões sobre a construção do espaço urbano em um mundo globalizado e capitalista, apontando suas repercussões nos territórios favelados, bem como investigamos em que medida mapear e construir os censos de forma coletiva se entrelaçam com o direito à cidade ao potencializar as reinvindicações e as ações dos moradores na criação de um planejamento insurgente para a Maré.
Materia: Favelas da Maré
Direito à Cidade
Mapeamento Participativo
Censos
Planejamento Urbano
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LEITÃO, Larissa Meirelis. Um território potente: a experiência do mapeamento participativo da maré para o exercício do direito à cidade. 2020. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMLeitão.pdf799.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.