Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14377
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Produção de textos acadêmicos x capital cultura
Autor(es)/Inventor(es): Chagas, Ariane Nascimento das
Orientador: Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Resumo: Este trabalho apresenta a relação da escrita acadêmica, com a teoria do Capital Cultural, do autor Bourdieu. Capital esse hegemônico, onde a classe dominante, lidera sobre a classe popular, gerando desigualdades sociais, essas desigualdades sociais afetam o ensino do educando da classe dominada. Pois os estudantes das classes mais favorecidas têm um capital Cultural aprimorado, trazendo consigo uma linguagem, conhecimento, informações e habilidades que são ensinadas desde a infância, por sua família, e pelas instituições escolares do qual pertencem. Ampliando a desigualdade no ensino escolar, porque o conteúdo que é ensinado na escola, traz em si, a linguagem, informações, conhecimento, e habilidades, das classes mais favorecidas, como já falado acima, fazendo com que esses alunos das classes dominantes, se destaquem no ensino. Ocorre também que muitas vezes a educação da classe popular, tem um conteúdo resumido, falta de professores, falta de um ambiente adequado, enfim não é oferecido a essa classe, a mesma equidade na educação. E quando este indivíduo pobre entrar na Universidade pública, sem o Capital Cultural da elite, seu esforço para se destacar é bem maior do que os alunos que tiveram uma educação elitizada. Essa dificuldade na Universidade se apresenta por meio da escrita não formal, sem clareza, e sem estrutura. O trabalho foi realizado, a partir de entrevistas feitas com 8 estudantes, durante a aula da disciplina monografia, alunos estes das classes dominadas. Por meio deste estudo, nota-se que a falta desse Capital Cultural da elite, influência ao ponto de a classe dominante ter um melhor desempenho na Universidade Pública, comparado com a classe que não possui esse Capital hegemônico. A desigualdade do ensino é percebida pelos alunos com um Capital Cultural inferior, tornando difícil e muitas vezes complexa a aprendizagem, por causa das lacunas na sua educação ao longo de sua existência, e demandando um esforço maior para sobressaírem nos estudos. Acredito que se a universidade tiver um olhar maior, e um acompanhamento por partes dos professores, por meio de uma disciplina de escrita obrigatório, ou optativa, desde o primeiro período até o último período, as desigualdades no ensino superior, não serão tão grandes assim.
Palavras-chave: Capital intelectual
Ensino superior
Redação
Material didático
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Ago-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CHAGAS, Ariane Nascimento das. Produção de textos acadêmicos x capital cultura. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
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