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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino
Author(s)/Inventor(s): Matias, Gabriel Valente
Advisor: Azevedo, Sandro Torres de
Abstract: Este trabalho se propõe a analisar os clubes do futebol brasileiro sob a ótica empresarial, e como o seu entendimento como marca abre portas para patrocínios e investimentos. O objetivo é mostrar que a administração de marketing é forte aliada para entender os torcedores de futebol como público-alvo, consumidores de um espetáculo, aproveitando de seu poder de compra para otimizar a rentabilidade dos clubes. Para tanto, estabelece um percurso que passa por estudos do marketing de Kotler et al (2017), marketing esportivo de Proni (1998), futebol com Helal (2002) entre outros. Enfim, na forma de estudo de caso, a pesquisa analisa o Red Bull Bragantino, produto da parceria da Red Bull, líder mundial em bebidas energéticas, e o Bragantino, clube do interior de São Paulo, no Brasil.
Keywords: Red Bull Bragantino
Marketing esportivo
Futebol
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Mar-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MATIAS, Gabriel Valente. Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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