Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15093
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um experimento online sobre o impacto de um fato referenciado na formação de opinião de um indivíduo
Autor(es)/Inventor(es): Onuki, Vitor Beltrame
Orientador: Hemsley, Pedro James Frias
Resumo: A era da informação trouxe uma revolução na velocidade, alcance e custo com que uma informação é propagada. Junto a isto, há consequências ainda não tão bem conhecidas em como sociedades lidam com uma vastidão de fontes disseminadoras de informação. Com intuito de investigar a relação entre a exposição de uma informação e o convencimento de uma pessoa a um fato, este trabalho realiza um experimento online, a fim de averiguar se a simples apresentação de um fato, com fonte confiável, é capaz de impactar a opinião de um indivíduo. A conclusão com os dados obtidos nesse experimento indica que a simples apresentação de um fato não possui impacto estatisticamente relevante para alterar a percepção de um indivíduo sobre um fato.
Palavras-chave: Checagem de fatos
Fake news
Opinião
Fact - checking
Fake news
Opinion
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ONUKI, Vitor Beltrame. Um experimento online sobre o impacto de um fato referenciado na formação de opinião de um indivíduo. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBOnuki.pdf671.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.