Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15980
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tecnologias de tratamento e contexto da destinação final do lodo de esgoto urbano no Brasil para sugestão de aproveitamento no município de Volta Redonda
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Daniele Aparecida das Virgens
Orientador: Carvalho, Luciana Cristina do Carmo Silva
Resumo: Proveniente do tratamento das águas residuais, o lodo de esgoto urbano tem como destinação mais comum os aterros sanitários, disposição essa, que perpassa algumas dificuldades ambientais, sociais e econômicas. É concludente que o gerenciamento adequado do lodo é essencial para potencializar seus efeitos benéficos e minorar seus efeitos adversos. Esse resíduo, denominado biossólido, após tratamento e estabilização, pode ser utilizado como componente de substrato para produção vegetal, por exemplo. A reciclagem do lodo é vantajosa porque diminui o uso dos aterros sanitários, estes que são finitos, e a reciclagem agrícola pode ser usada infinitamente, desde que sejam respeitadas as legislações e feitos os devidos tratamentos. Há os seguintes tratamentos de lodo de esgoto: digestão aeróbia, secagem em leitos, digestão anaeróbia, compostagem, estabilização com cal, compostagem confinada, secagem térmica direta ou indireta, tratamento térmico, processos de irradiação com raios beta, digestão aeróbia termofílica e processos de pasteurização. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico, através da metodologia de revisão sistemática, acerca dos tratamentos e cenário das aplicações do lodo de esgoto no Brasil, em especial à reciclagem agrícola. No quadro comparativo, tabulado a partir da base de dados, obtiveram-se mais resultados positivos do que negativos. Os resultados positivos foram em maioria o beneficio ao solo e os negativos em relação às estações de tratamento de esgoto que não gerenciam corretamente o lodo. Com o levantamento bibliográfico foram destacados diversos tratamentos do lodo de esgoto realizado em diversas cidades do Brasil, bem como, foi possível demonstrar os principais cenários de aplicações do lodo de esgoto como na produção de cerâmica, no reflorestamento, na produção de energia, em recuperação de áreas degradadas e especialmente na reciclagem agrícola que tem sido a destinação mais utilizada no Brasil.
Palavras-chave: Biossólidos
Conservação dos recursos naturais
Uso de resíduos sólidos
Tratamentos de resíduos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Daniele Aparecida das Virgens. Tecnologias de tratamento e contexto da destinação final do lodo de esgoto urbano no Brasil para sugestão de aproveitamento no município de Volta Redonda. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVOliveira.pdf641.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.