Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18791
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Programa Jovem Aprendiz: o desempenho da política de aprendizagem profissional
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Dayanne Nascimento de
Orientador: Ribeiro, Marcelo Gomes
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o Programa Jovem Aprendiz em dois pontos da história de sua existência: anos 2008 e 2018, buscando, entre outros propósitos, conhecer sua representação e desempenho. Utilizando dados estatísticos preexistentes, será possível apurar se há cumprimento ou não da cota de aprendizagem pelas empresas, bem como efetuar avaliações relevantes para conhecimento da política em questão. Junto a isto, refletir sobre as possíveis implicações da atividade laboral no grupo social atingido, relacionando a política com os tópicos desemprego, educação e capacitação. Deste trabalho conclui-se que o programa tem uma importância social atrelada a si. Ele condiciona a frequência escolar de estudantes do ensino fundamental e oportuniza o primeiro emprego de jovens inexperientes, priorizando a inclusão laboral de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social. No entanto, questiona-se sua efetividade quanto ao alcance da política nos anos apresentados. Observa-se que o programa teve sua abrangência limitada: contratou-se pouco, abaixo do estabelecido por lei e que, portanto, a lei não foi plenamente cumprida. Por outro lado, discute-se as implicações do trabalho precoce na vida desse público jovem. A carga de responsabilidade e o ambiente de trabalho a que são sujeitados podem não ser favoráveis para o desenvolvimento pessoal e social deles, principalmente para os mais novos. O tempo que seria usado para estudo, descanso, atividades de lazer, esporte e cultura, é dedicado à atividade laboral. Além disso, parece haver uma tendência de políticas públicas para esse público infanto-juvenil serem prioritárias na questão profissionalização/mercado de trabalho/capacitação profissional em detrimento a outros direitos fundamentais.
Palavras-chave: Programa Jovem Aprendiz
Trabalho
Qualificação profissional
Ensino profissional e técnico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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