Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19170
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A educação infantil em tempos de pandemia: é possível garantir as especificidades deste segmento de modo remoto?
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Mariana Martins de
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: Vivemos um momento histórico que trouxe grandes mudanças não só nos modos com que vivemos e nos relacionamos, mas também na maneira com que se dá a atuação profissional no campo educacional ocasionado pela pandemia da Covid-19. Tendo como temática a Educação Infantil neste contexto pandêmico, o objetivo desde trabalho visa compreender e analisar como instituições de ensino desenvolveram suas atividades durante o período de distanciamento social, identificando as diferentes estratégias desenvolvidas para contemplar os princípios que norteiam a Educação Infantil. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa a partir da seleção de três instituições públicas localizadas no município do Rio de Janeiro, sendo: dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) e um Colégio de Aplicação. A produção de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes nas três referidas instituições para que fosse possível tecer reflexões acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período, bem como dos materiais produzidos. Diante disso, foi possível perceber atividades diversificadas, ora com pontos em comum ora distintas entre si, mas buscando materializar os princípios ético, político e estético; embora tenha sido unânime entre as docentes que a Educação Infantil só acontece em sua total potencialidade de forma presencial.
Palavras-chave: Educação infantil
COVID-19 (Doença)
Ensino à distância
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Mariana Martins de. A educação infantil em tempos de pandemia: é possível garantir as especificidades deste segmento de modo remoto?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAlmeida.pdf398.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.