Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19447
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Cavalcante, Thainara Andrade
Orientador: Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Resumo: Este trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogia
Literatura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Set-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCavalcante.pdf265.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.