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dc.contributor.advisorHerschmann, Micael-
dc.contributor.authorSidaco, Flávia Musa-
dc.date.accessioned2016-04-29T17:22:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:29Z-
dc.date.issued2004-12-13-
dc.identifier.citationSIDACO, Flávia Musa. Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-modernidade. 2004. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.titleMídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Fatima Sobral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895pt_BR
dc.contributor.referee2Freire Filho, João-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Monica-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo consiste em uma reflexão sobre os processos comunicacionais e a construção/re-construção de identidades contemporâneas a partir da investigação da lógica da televisão na articulação dos fluxos de sentido. O elemento central neste estudo é o ser humano, e nesse sentido buscou-se explorar o papel do telespectador/consumidor/cidadão como co-produtor semântico na logística de sentido. Através da lógica social do consumo e dos estudos de recepção desenvolvidos na América Latina nos últimos anos, buscou-se um caminho para entender o que está ocorrendo com os sujeitos pós-modernos no processo de negociação pela legitimidade de um multiculturalismo na sociedade brasileira. No presente estudo o consumo foi estudado como “o conjunto de processos sociais de apropriação de produtos”, conforme a concepção proposta por García Canclini. Neste contexto a telenovela foi estudada como um produto híbrido, ou seja, como um produto cultural que articula elementos multiculturais para expressar a cultura nacional estetizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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