Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/196
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade.
Autor(es)/Inventor(es): Sidaco, Flávia Musa
Orientador: Herschmann, Micael
Resumo: Esse estudo consiste em uma reflexão sobre os processos comunicacionais e a construção/re-construção de identidades contemporâneas a partir da investigação da lógica da televisão na articulação dos fluxos de sentido. O elemento central neste estudo é o ser humano, e nesse sentido buscou-se explorar o papel do telespectador/consumidor/cidadão como co-produtor semântico na logística de sentido. Através da lógica social do consumo e dos estudos de recepção desenvolvidos na América Latina nos últimos anos, buscou-se um caminho para entender o que está ocorrendo com os sujeitos pós-modernos no processo de negociação pela legitimidade de um multiculturalismo na sociedade brasileira. No presente estudo o consumo foi estudado como “o conjunto de processos sociais de apropriação de produtos”, conforme a concepção proposta por García Canclini. Neste contexto a telenovela foi estudada como um produto híbrido, ou seja, como um produto cultural que articula elementos multiculturais para expressar a cultura nacional estetizada.
Palavras-chave: Consumo
Mídia
Audiovisual
Telenovela
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SIDACO, Flávia Musa. Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-modernidade. 2004. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mídia, consumo e co-producao A.pdfMidia, consumo e telenovela1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.