Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20947
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Vygostyky: uma síntese de referencial teórico para a educação química na perspectiva da semiótica cultural
Author(s)/Inventor(s): Casais, Jose Antonio Casais
Advisor: Araujo Neto, Waldmir
Abstract: O presente estudo foi realizado, a partir da análise teórica da concepção de desenvolvimento humano em Vygotsky, para explicar as atividades de ciências em escolas públicas baseadas na teoria da Semiótica Cultural, com enfoque no uso de mídias como ferramentas para o professor, no papel de mediador na construção de conhecimento de alunos no ensino básico. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em revisão sistemática de três sites de busca: o Scielo, o Periódicos Capes e o Google Scholar. Em seguida, é feita a seleção de literatura no levantamento dos trabalhos sobre o tema em questão, a fim de promover uma discussão da compreensão do movimento da produção de conhecimento em forma de artigos entre 2017 e 2021. Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar se os pressupostos semióticos são soluções para o Ensino de Ciências. Já o objetivo é contribuir na análise sobre os dilemas e possibilidades no ensino de ciências na perspectiva da Psicologia Histórica Cultural, em uma turma heterogênea de diferentes graus de comprometimento. Uma das propostas pedagógicas desse trabalho é apresentar um planejamento de aula a ser aplicada em sala de vídeo, utilizando a abordagem da semiótica cultural de Vygotsky, de modo que, ao final do processo, os alunos possam se familiarizar com a linguagem empregada na química. E apontar como o profissional da educação tem um importante papel não somente no processo de formação do conhecimento, mas também na formação e letramento científico dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Keywords: Educação química
Ensino de ciência
Ciências em escolas públicas
Vygotsky
Mediação Semiótica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Antonio Casais Casais.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.