Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20947
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Vygostyky: uma síntese de referencial teórico para a educação química na perspectiva da semiótica cultural
Autor(es)/Inventor(es): Casais, Jose Antonio Casais
Tutor: Araujo Neto, Waldmir
Resumen: O presente estudo foi realizado, a partir da análise teórica da concepção de desenvolvimento humano em Vygotsky, para explicar as atividades de ciências em escolas públicas baseadas na teoria da Semiótica Cultural, com enfoque no uso de mídias como ferramentas para o professor, no papel de mediador na construção de conhecimento de alunos no ensino básico. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em revisão sistemática de três sites de busca: o Scielo, o Periódicos Capes e o Google Scholar. Em seguida, é feita a seleção de literatura no levantamento dos trabalhos sobre o tema em questão, a fim de promover uma discussão da compreensão do movimento da produção de conhecimento em forma de artigos entre 2017 e 2021. Nesse sentido, o problema de pesquisa é identificar se os pressupostos semióticos são soluções para o Ensino de Ciências. Já o objetivo é contribuir na análise sobre os dilemas e possibilidades no ensino de ciências na perspectiva da Psicologia Histórica Cultural, em uma turma heterogênea de diferentes graus de comprometimento. Uma das propostas pedagógicas desse trabalho é apresentar um planejamento de aula a ser aplicada em sala de vídeo, utilizando a abordagem da semiótica cultural de Vygotsky, de modo que, ao final do processo, os alunos possam se familiarizar com a linguagem empregada na química. E apontar como o profissional da educação tem um importante papel não somente no processo de formação do conhecimento, mas também na formação e letramento científico dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Materia: Educação química
Ensino de ciência
Ciências em escolas públicas
Vygotsky
Mediação Semiótica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jose Antonio Casais Casais.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.