Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2761
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Linguagem: escrita e silêncio em Um sopro de vida de Clarice Lispector
Autor(es)/Inventor(es): Pinheiro, Iara Machado Frota
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumo: Apresenta um recorte da perspectiva da linguagem na literatura moderna, com foco no último livro de Clarice Lispector, Um sopro de vida, ressaltando as possíveis distinções que se pode traçar entre a concepção de linguagem na comunicação. Tendo em vista que a linguagem, e principalmente a sua falha, e o processo de escrita são temas privilegiados neste romance, o trabalho buscou pensar no caráter inovador da literatura moderna em colocar a si mesma como questão. Diante da inadequação da linguagem ao real, como sugerida por Roland Barthes, resta algo que resiste às palavras, e é perante este indizível que foi assinalada a recorrência do silêncio neste último livro de Lispector. Com o conceito de neutro de Maurice Blanchot, buscou-se entender o silêncio implicado no trabalho da escrita e como esse ato é colocado pelos personagens do romance.
Palavras-chave: Linguagem
Comunicação
Literatura
Romance brasileiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHEIRO, Iara Machado Frota. Linguagem: escrita e silêncio em Um sopro de vida de Clarice Lispector. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IPinheiro.pdf880.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.