Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4863
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da competição no mercado cervejeiro brasileiro (1989/2015) e a entrada das microcervejarias
Autor(es)/Inventor(es): Mellem, Nadja Frutuoso Nassim
Tutor: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumen: Analisa a estrutura do mercado de cerveja brasileiro, através de estudos dos índices de concentração, barreiras a entrada e diferenciação. A primeira parte do trabalho tem por objetivo apresentar as teorias que serviram de base para análise do mercado; antes e depois do surgimento/criação da AmBev, evidenciando o alto grau de concentração industrial após alguns estudos empíricos. Por fim, também será discutida a entrada das cervejarias artesanais no mercado brasileiro, com foco na cidade do Rio de Janeiro e contará com um estudo de caso de uma cervejaria local, a Jeffrey. Será visto também nesse estudo que a escolha não é feita com base apenas no preço do produto, leva-se em consideração a propaganda, experiências passadas do consumidos e a opinião dos familiares.
Materia: Cervejarias
Indústria de bebidas
Mercados
Economia industrial
Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Nadja Mellem 113170239.pdf576.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.