Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4863
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da competição no mercado cervejeiro brasileiro (1989/2015) e a entrada das microcervejarias
Autor(es)/Inventor(es): Mellem, Nadja Frutuoso Nassim
Orientador: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumo: Analisa a estrutura do mercado de cerveja brasileiro, através de estudos dos índices de concentração, barreiras a entrada e diferenciação. A primeira parte do trabalho tem por objetivo apresentar as teorias que serviram de base para análise do mercado; antes e depois do surgimento/criação da AmBev, evidenciando o alto grau de concentração industrial após alguns estudos empíricos. Por fim, também será discutida a entrada das cervejarias artesanais no mercado brasileiro, com foco na cidade do Rio de Janeiro e contará com um estudo de caso de uma cervejaria local, a Jeffrey. Será visto também nesse estudo que a escolha não é feita com base apenas no preço do produto, leva-se em consideração a propaganda, experiências passadas do consumidos e a opinião dos familiares.
Palavras-chave: Cervejarias
Indústria de bebidas
Mercados
Economia industrial
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Nadja Mellem 113170239.pdf576.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.