Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8065
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O sistema de formação de precedentes judiciais no novo Código de Processo Civil: uma análise crítica acerca da padronização decisória no direito brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Paula Santos Fernandes
Orientador: Roque, Andre Vasconcelos
Resumo: Este trabalho tem por finalidade investigar como tem se dado o fortalecimento da jurisprudência no direito brasileiro, visando à estruturação de um sistema que confira integridade, coerência e estabilidade através de decisões adequadamente construídas e devidamente fundamentadas, sem deixar de lado garantias processuais integrantes do modelo constitucional de processo. A pesquisa foi desenvolvida pelo método dedutivo, partindo-se de questões gerais a respeito do sistema jurídico do common law, berço dos precedentes judiciais, bem como de suas particularidades para que se alcance a compreensão sobre como deve se dar a construção e a aplicação dos precedentes judiciais no direito brasileiro sem prejuízo de relevantes garantias processuais. A tipologia seguida foi de ordem qualitativa e teórica, com análise e discussão de obras bibliográficas, artigos científicos e julgados. Com isso, o trabalho estruturou-se pela análise dos precedentes com base nos sistemas de common law, abordando os seus aspectos históricos, a fim de que se verificasse como se deu o respeito às decisões judiciais nos países filiados a esta tradição, com o intuito de demonstrar como deve ser construída a decisão judicial, notadamente a partir do modelo constitucional de processo civil brasileiro e da posição dos órgãos jurisdicionais, para defender-se que é de fundamental importância que se compreenda a necessidade do caráter vinculante dos precedentes, mas, antes disso, que as decisões judiciais sejam, de fato, fruto de um exercício democrático e não discricionário. Por fim, volta-se à análise do precedente judicial, agora à luz do direito como integridade através da metáfora do romance em cadeia de Dworkin, ressaltando a sua importância na construção das decisões judiciais, equiparando os juízes aos romancistas, de modo que cada juiz deve se considerar um elo da cadeia, que deve se inclinar sobre as declarações de juízes anteriores a fim de determinar o que foi realizado coletivamente, da mesma forma que cada escritor deve formar sua própria opinião sobre o que já foi escrito até então, visando sempre a produzir no futuro melhor e mais íntegras decisões, imputando um caráter de continuidade, de integridade e de ganho de qualidade ao Direito.
Palavras-chave: Precedentes
Modelo constitucional de processo civil brasileiro
Garantias processuais
Exercício democrático
Direito como integridade
Romance em cadeia
Dworkin
Precedents
Constitutional model of Brazilian civil procedure
Procedural safeguards
Democratic exercise
Right as integrity
Chain novel
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOREIRA, Paula Santos Fernandes. O sistema de formação de precedentes judiciais no novo Código de Processo Civil: uma análise crítica acerca da padronização decisória no direito brasileiro. 2018. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSFMoreira.pdf384.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.