Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/920
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O swing do samba: o samba-rock, e outros ritmos, na construção da identidade negra contemporânea na mídia brasileira
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Luciana Xavier de
Advisor: Barbosa, Fernando Antônio Mansur
Abstract: A história da criação do gênero musical, hoje conhecido como “samba-rock”, e sua evolução até os dias atuais, seus principais artistas representantes, e suas influências nas transformações sociais e nos movimentos de afirmação da identidade negra no Brasil. Este é o tema principal da monografia apresentada, tendo a mídia como ponto de partida. Como o jornalismo cultural, e, em especial, a crítica musical, encarou estas novas expressões musicais, baseadas em um processo de hibridização da música popular brasileira, influenciada diretamente pela cultura negra norte-americana? Este trabalho tenta interpretar também o ressurgimento no cenário do mercado musical brasileiro do samba-rock, que, mais do que um gênero musical, é um símbolo das possibilidades de construção e afirmação da identidade negra contemporânea, diante do processo global de emergência de novas subjetividades na pós-modernidade.
Keywords: Jornalismo cultural
Música popular
Identidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2004
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Luciana Xavier de. O swing do samba: o samba-rock e outros ritmos na construção da identidade negra contemporânea na mídia brasileira. 2004. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOliveira.PDF536.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.