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http://hdl.handle.net/11422/10000
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Marques, Jucinato de Sequeira | - |
dc.contributor.author | Anaya, Ricardo Ballestero | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T19:40:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
dc.identifier.citation | ANAYA, Ricardo Ballestero. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: a Lei nº 12.711/2012 e seus impactos no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10000 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades | pt_BR |
dc.title | Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: a Lei nº 12.711/2012 e seus impactos no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Backx, Sheila de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Larissa Dahmer | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo apontar e verificar os impactos decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, denominada Lei de Cotas, no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação em Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no tocante à origem escolar, condição socioeconômica e cor ou raça. A necessidade de estabelecer um diagnóstico a respeito das consequências da Lei de Cotas no ingresso aos cursos de graduação da UFRJ justifica sua realização. Analisar o instituto da ação afirmativa é tarefa intrincada e, por vezes, controvertida, mas, também, indispensável para o entendimento das medidas de discriminação positiva que vêm sendo adotadas pelas instituições de ensino superior de todo o Brasil. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi adotada como metodologia pesquisa bibliográfica de variados autores dos ramos jurídico, sociológico e antropológico, que dão o embasamento teórico para compreender os dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e Sistema de Pré-Matrícula, ambos da UFRJ, utilizados como principal base empírica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior |
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