Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10000
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: a Lei nº 12.711/2012 e seus impactos no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Anaya, Ricardo Ballestero
Orientador: Marques, Jucinato de Sequeira
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apontar e verificar os impactos decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, denominada Lei de Cotas, no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação em Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no tocante à origem escolar, condição socioeconômica e cor ou raça. A necessidade de estabelecer um diagnóstico a respeito das consequências da Lei de Cotas no ingresso aos cursos de graduação da UFRJ justifica sua realização. Analisar o instituto da ação afirmativa é tarefa intrincada e, por vezes, controvertida, mas, também, indispensável para o entendimento das medidas de discriminação positiva que vêm sendo adotadas pelas instituições de ensino superior de todo o Brasil. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi adotada como metodologia pesquisa bibliográfica de variados autores dos ramos jurídico, sociológico e antropológico, que dão o embasamento teórico para compreender os dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e Sistema de Pré-Matrícula, ambos da UFRJ, utilizados como principal base empírica.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Ensino superior
Políticas públicas
Desigualdades
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Programa: Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Out-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANAYA, Ricardo Ballestero. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: a Lei nº 12.711/2012 e seus impactos no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAnaya.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.