Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10000
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: a Lei nº 12.711/2012 e seus impactos no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Anaya, Ricardo Ballestero
Advisor: Marques, Jucinato de Sequeira
Abstract: O presente estudo tem por objetivo apontar e verificar os impactos decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, denominada Lei de Cotas, no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação em Medicina, Pedagogia e Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no tocante à origem escolar, condição socioeconômica e cor ou raça. A necessidade de estabelecer um diagnóstico a respeito das consequências da Lei de Cotas no ingresso aos cursos de graduação da UFRJ justifica sua realização. Analisar o instituto da ação afirmativa é tarefa intrincada e, por vezes, controvertida, mas, também, indispensável para o entendimento das medidas de discriminação positiva que vêm sendo adotadas pelas instituições de ensino superior de todo o Brasil. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi adotada como metodologia pesquisa bibliográfica de variados autores dos ramos jurídico, sociológico e antropológico, que dão o embasamento teórico para compreender os dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e Sistema de Pré-Matrícula, ambos da UFRJ, utilizados como principal base empírica.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Ações afirmativas
Ensino superior
Políticas públicas
Desigualdades
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Program: Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Oct-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANAYA, Ricardo Ballestero. Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: a Lei nº 12.711/2012 e seus impactos no perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAnaya.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.