Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Anael Silva-
dc.contributor.authorPeçanha, Fabrício Fagundes-
dc.date.accessioned2019-10-14T15:21:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:37Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationPEÇANHA, Fabrício Fagundes. Tzulkan: board game inclusivo para jogadores com deficiência visual. 2018. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10062-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.titleTzulkan: board game inclusivo para jogadores com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8980204187651557pt_BR
dc.description.resumoA iniciativa de desenvolver este projeto teve início com a percepção do fato que os board games impõem diversas barreiras de uso ao público com deficiência visual, pois utilizam recursos majoritariamente visuais para comunicarem-se com seus usuários. Esse fato torna-se mais grave quanto notamos que os board games são produtos que promovem a interação social, podendo assim serem uma boa ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência visual. Com este cenário em mente, foi dado início ao desenvolvimento do projeto de um board game inclusivo, que permita qualquer pessoa disputar uma partida, independentemente da sua condição visual. A partir desse objetivo, o projeto seguiu uma metodologia dividida de em três etapas gerais: pesquisa, desenvolvimento e detalhamento. Ao final, o produto desenvolvido pôde combinar recursos de tecnologia assistiva e elementos de game design de modo a tornar o produto acessível ao jogador com deficiência visual, intrinsecamente aos parâmetros de funcionamento do jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFPeçanha.pdf7.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.