Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10062
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tzulkan: board game inclusivo para jogadores com deficiência visual
Author(s)/Inventor(s): Peçanha, Fabrício Fagundes
Advisor: Alves, Anael Silva
Abstract: A iniciativa de desenvolver este projeto teve início com a percepção do fato que os board games impõem diversas barreiras de uso ao público com deficiência visual, pois utilizam recursos majoritariamente visuais para comunicarem-se com seus usuários. Esse fato torna-se mais grave quanto notamos que os board games são produtos que promovem a interação social, podendo assim serem uma boa ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência visual. Com este cenário em mente, foi dado início ao desenvolvimento do projeto de um board game inclusivo, que permita qualquer pessoa disputar uma partida, independentemente da sua condição visual. A partir desse objetivo, o projeto seguiu uma metodologia dividida de em três etapas gerais: pesquisa, desenvolvimento e detalhamento. Ao final, o produto desenvolvido pôde combinar recursos de tecnologia assistiva e elementos de game design de modo a tornar o produto acessível ao jogador com deficiência visual, intrinsecamente aos parâmetros de funcionamento do jogo.
Keywords: Game
Inclusão
Deficiente visual
Projeto de produto
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEÇANHA, Fabrício Fagundes. Tzulkan: board game inclusivo para jogadores com deficiência visual. 2018. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFPeçanha.pdf7.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.