Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10062
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tzulkan: board game inclusivo para jogadores com deficiência visual
Autor(es)/Inventor(es): Peçanha, Fabrício Fagundes
Orientador: Alves, Anael Silva
Resumo: A iniciativa de desenvolver este projeto teve início com a percepção do fato que os board games impõem diversas barreiras de uso ao público com deficiência visual, pois utilizam recursos majoritariamente visuais para comunicarem-se com seus usuários. Esse fato torna-se mais grave quanto notamos que os board games são produtos que promovem a interação social, podendo assim serem uma boa ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência visual. Com este cenário em mente, foi dado início ao desenvolvimento do projeto de um board game inclusivo, que permita qualquer pessoa disputar uma partida, independentemente da sua condição visual. A partir desse objetivo, o projeto seguiu uma metodologia dividida de em três etapas gerais: pesquisa, desenvolvimento e detalhamento. Ao final, o produto desenvolvido pôde combinar recursos de tecnologia assistiva e elementos de game design de modo a tornar o produto acessível ao jogador com deficiência visual, intrinsecamente aos parâmetros de funcionamento do jogo.
Palavras-chave: Game
Inclusão
Deficiente visual
Projeto de produto
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEÇANHA, Fabrício Fagundes. Tzulkan: board game inclusivo para jogadores com deficiência visual. 2018. 156 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFPeçanha.pdf7.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.