Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10072
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da responsabilidade civil pela perda de uma chance
Autor(es)/Inventor(es): Chaves, Gabriela Villarinho
Orientador: Amaral Neto, Francisco dos Santos
Resumo: Este trabalho intitulado trata da Teoria da Responsabilidade Civil por Perda de uma Chance, que, ao que tudo indica, teria origem na França, tendo mais tarde sido acolhida pelo Ordenamento Jurídico Italiano. A Teoria reconhece a possibilidade de indenização nos casos em que alguém se vê privado da oportunidade de obter um lucro ou de evitar um prejuízo. Tem como característica principal reconhecer a existência de uma nova categoria de dano indenizável, um dano autônomo consistente na oportunidade perdida, o qual independe do resultado final. Atribui-se um valor econômico, à probabilidade de obter um lucro, sem que jamais se saiba se aquela probabilidade efetivamente se verificaria no caso concreto, pois um fato interrompe o curso normal dos acontecimentos antes que se pudesse constatar a concretização do resultado. Apesar de difícil mensuração, é incontestável que no momento de sua perda, a chance possuía um valor, sobre o qual o aplicador do direito deverá efetuar um balanço das perspectivas, obtendo, do saldo resultante, a proporção do ressarcimento. A dificuldade quanto à determinação do quantum indenizatório não é um motivo plausível para que seja negada a indenização. Nesse contexto, corresponde, a teoria, a um novo instituto, sendo de extrema importância seu conhecimento por todos, para que as oportunidades perdidas sejam de fato tuteladas juridicamente em prol da manutenção da paz social.
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Indenização
Dano autônomo
Perda de uma Chance
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CHAVES, Gabriela Villarinho. Da responsabilidade civil pela perda de uma chance. 2008. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GVChaves.pdf384.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.