Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10127
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cobogó brise: cobogó com abertura regulável
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Vanessa Bernardes de Oliveira
Tutor: Lessa, Gerson de Azevedo
Resumen: O cobogó é um elemento vazado utilizado para a construção de paredes permeáveis, que possibilitam ventilação e filtro da iluminação natural. Ele está presente em muitos ambientes construídos no Brasil, em várias épocas desde sua criação e, por isso, tornou-se um objeto de representação da identidade cultural. Apesar do avanço tecnológico dentro da construção civil e arquitetura, com os climatizadores de ar e o uso de janelas de vidro, o cobogó continua a ser uma alternativa para auxiliar o ganho de conforto térmico em residências por ter também um forte apelo estético. Além disso, o cobogó ganhou expansão dentro dos ambientes construídos, em paredes vazadas como divisórias internas. O efeito dessa popularização é representado pela presença de novos modelos no mercado de pisos e revestimentos, os quais trazem novos desenhos, materiais e acabamentos, baseados em tendências de moda e design. Por esses fatores, buscou-se entender a história desse objeto desde sua origem e principais aplicações, até os mais novos modelos, materiais e tecnologias, além de sua relação com o usuário. Ao estreitar a relação objeto-usuário, descobriu-se que o cobogó inserido no dia a dia deveria oferecer possibilidades de intervenção, deixando de ser um elemento totalmente inerte. Este documento, então, relata a pesquisa sobre o contexto histórico do cobogó e o mercado que ele está inserido, fornecendo um rico repertório para a concepção e desenvolvimento do Cobogó Brise, um elemento vazado com abertura regulável pelo usuário, que visa ser mais adequado para as necessidades do cotidiano.
Materia: Design
Cobogó
Regulável
Usuário
Desenho industrial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Vanessa Bernardes de Oliveira. Cobogó brise: cobogó com abertura regulável. 2018. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Desenho Industrial - Projeto do Produto

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VBOSantos.pdf28.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.