Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10171
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A nova lei de drogas no Brasil e a diferenciação entre usuário e traficante
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Antonio Rafael Almeida Silva
Orientador: Rodrigues, Luciana Boiteux de Figueiredo
Resumo: No trabalho serão analisados os aspectos mais importantes da Lei 11.343/2006, as diferenças apresentadas de tratamento do usuário e do traficante. Assim serão abordados primeiramente os aspectos históricos do consumo de drogas, a influência norte-americana sobre o proibicionismo mundial e o histórico das leis de drogas no Brasil. Após disso se estudará os aspectos comparativos da Nova Lei de Drogas com relação a legislação antecessora (Lei 6.368/76) e o tratamento menos repressor aliado a questão da descarcerização das penas aplicadas aos usuários e dependentes de drogas. Serão também objeto de análise, o endurecimento da Lei em relação ao traficante de drogas e os novos tipos penais que a Lei trouxe. Em um terceiro momento analisa-se os aspectos positivos e negativos da nova legislação, tratando-se não só da subjetividade da tipificação do agente na conduta de uso de drogas para consumo pessoal ou tráfico de drogas, com também da aplicação das penas de multa nos crimes de tráfico. Por fim é focado o estudo sobre a possibilidade de apresentação de defesa preliminar do acusado de tráfico antes da apreciação da denúncia pelo juiz.
Palavras-chave: Nova Lei
Drogas
Usuário
Traficante
Pena aplicada
Nueva ley
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Antonio Rafael Almeida Silva. A nova lei de drogas no Brasil e a diferenciação entre usuário e traficante. 2008. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARASGomes.pdf467.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.