Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10176
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A improbidade administrativa no marco dos 20 anos da Constituição Federal de 1988: um estudo sobre o tratamento legislativo e jurisprudencial compreendendo os prefeitos municipais
Author(s)/Inventor(s): Botelho, Walker Alberto
Advisor: Bello, Enzo
Abstract: A partir da análise bibliográfica, e jurisprudencial problematiza-se a Lei de Improbidade Administrativa quanto ao aspecto das sanções políticas no que refere a perda e suspensão dos direitos políticos no marco dos 20 anos da Constituição Federal. Para melhor compreender da questão - partindo-se da premissa que só existe esta Lei por causa da corrupção em especial na Administração Pública - a primeira parte dedica-se a um breve estudo histórico sobre o aspecto da probidade e improbidade administrativa. Esse estudo inicia-se da responsabilização pelo ato de improbidade administrativa, delineando quais os atos e os sujeitos desses atos passando pelas sanções previstas na Lei em comento. Num segundo momento, analisa-se o controle da improbidade administrativa no que tange a Ação Civil Pública e a competência para o julgamento de prefeito e como a Jurisprudência tem se posicionado a respeito. Finalmente, dedica-se ao estudo dos prefeitos que é o objetivo geral, e quais as infrações que eles estão sujeitos, estudando por que correm as penas de suspensão e perda da função pública que são os objetivos específicos e a competência para julgar essas autoridades políticas.
Keywords: Improbidade administrativa
Prefeitos
Competência
Responsabilização
Legitimidade
Ministério Público
Corrupção
Administrative improbity
Mayors
Competence
Liability
Legitimacy
Public Prosecutor Office
Corruption
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BOTELHO, Walker Alberto. A improbidade administrativa no marco dos 20 anos da Constituição Federal de 1988: um estudo sobre o tratamento legislativo e jurisprudencial compreendendo os prefeitos municipais. 2008. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WABotelho.pdf521.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.