Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10192
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Assédio moral laboral: suas implicações na saúde dos alunos trabalhadores do curso noturno de Serviço Social da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Valladares, Leonardo Fernandes
Tutor: Leite, Janete Luzia
Resumen: Analisa as implicações e impactos do assédio moral na saúde dos alunos trabalhadores do curso noturno de Serviço Social da UFRJ do 1º semestre de 2015. Essa temática é relevante por entender que este é um assunto denso e complexo e que vem acometendo cada vez mais a saúde do trabalhador. O método da abordagem foi quanti-qualitativa (mista), utilizando-se na fase exploratória a entrevista informal e a investigação bibliográfica. Na coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. O processo de investigação possibilitou conhecer melhor o tema (assédio moral) e suas diferenças. Portanto, o referencial teórico foi de suma importância, pois permitiu alcançar conceitos diversos, mas que ao final se dialogavam. Ao problematizar o assédio moral, na saúde do trabalhador, verificou-se que ele se intensifica mais por causa do produtivismo capitalista. Na medida em que trabalhadores são pressionados a cumprirem metas inalcançáveis, há um aumento significativo de problemas de saúde física e mental no universo laboral. Um dos desafios foi verificar se havia, de fato, nexo causal entre assédio moral e a saúde do trabalhador. Portanto, em relação aos resultados constatou-se que há nexo causal entre ambos e que a principal causa está atrelada ao modelo vigente de gestão do processo de trabalho, ou seja, o cerne deste problema não está no indivíduo e sim na organização e no processo de trabalho. Percebe-se, após os resultados, que a classe trabalhadora certamente acumulará outras problemáticas sociais, a exemplo do absenteísmo que demandaria ser abordado num segundo momento com outro trabalho investigativo.
Materia: Saúde do trabalhador
Assédio moral
Relações de trabalho
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VALLADARES, Leonardo Fernandes. Assédio moral laboral: suas implicações na saúde dos alunos trabalhadores do curso noturno de Serviço Social da UFRJ. 2016. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LValladares.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.