Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10266
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A constitucionalização do amor e do afeto: um estudo multidisciplinar sobre adoção por famílias homoafetivas
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Marcelo Alves Henrique Pinto
Orientador: Ribeiro, Leandro
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo defender o direito de casais homossexuais adotarem, propondo um estudo sistemático das disposições constitucionais e das legislações inferiores, demonstrando que a lacuna legislativa não pode ser, de forma alguma, meio de se infringir o texto da Lex Magna, promovendo, por exemplo, o preconceito e a discriminação. Através da análise de teses e trabalhos acadêmicocientíficos de diversas áreas do conhecimento, traça-se o perfil do indivíduo homossexual, demonstrando que sua orientação sexual não está vinculada a patologias ou perversões psiquiátricas, sendo caráter inerente a este. Assim, não haveria qualquer empecilho para o exercício pleno de sua paternidade/maternidade, estando as famílias homoafetivas aptas para formarem um lar saudável e digno para a criação, educação e socialização da criança e do adolescente. O posicionamento retrógrado e preconceituoso que não reconhece o direito das famílias homoparentais à adoção de menores deve ser banido, pois o sistema jurídico brasileiro, na verdade, reconhece princípios democráticos que não permitem tal tipo de interpretação excludente e marginalizadora.
Palavras-chave: Adoção
Família
Homossexualidade
Criança
Adolescente
Preconceito
Paternidade
Maternidade
Educação
Socialização
Adoption
Family
Homossexuality
Child
Teenage
Preconception
Fatherhood
Motherhood
Education
Socialization
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOREIRA, Marcelo Alves Henrique Pinto. A constitucionalização do amor e do afeto: um estudo multidisciplinar sobre adoção por famílias homoafetivas. 2008. 291 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAHPMoreira.pdf3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.