Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10317
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A ratio da divergência jurisprudencial no âmbito da caracterização da responsabilidade subsidiária da administração pública por encargos trabalhistas
Author(s)/Inventor(s): Soares, Ana Beatriz Farias Amancio
Advisor: Gondim, Thiago Patrício
Abstract: O presente trabalho visa analisar a terceirização de serviços (subcontratação de serviços), diferenciando-a de institutos semelhantes, tendo por objeto o estudo do mecanismo aplicado à Administração Pública e a consequente responsabilização subsidiária (secundária) do poder público - na qualidade de tomador de serviços - pelas obrigações trabalhistas do empregado que presta serviços em suas dependências físicas, demonstrando-se a construção jurídica do fenômeno até o julgamento paradigmático do Recurso Extraordinário 760.931/DF pelo Supremo Tribunal Federal. Tal julgado, com repercussão geral conhecida, vinculará as decisões prolatadas pelos demais órgãos do poder judiciário visando a pacificação da temática, o que denota relevância social tendo em vista a numerosa quantidade de reclamações trabalhistas sobre o tema. Neste sentido, será analisada a responsabilização civil do Estado quanto às obrigações trabalhistas decorrentes do contrato de prestação de serviços firmado para fins de terceirização e a condição do trabalhador nesta situação de flexibilização do trabalho humano, amparando-se na legislação pátria, doutrina especializada e jurisprudência.
Keywords: Terceirização
Administração Pública
Responsabilidade civil
RE 760.931/DF
Flexibilização
Outsourcing
Public Administration
Civil Liability
Flexibilization
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Ana Beatriz Farias Amancio. A ratio da divergência jurisprudencial no âmbito da caracterização da responsabilidade subsidiária da administração pública por encargos trabalhistas. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABFASoares.pdf557.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.