Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10498
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O direito de greve dos servidores públicos: uma adequação plena à Constituição Federal
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Camila Lopes
Orientador: Bello, Enzo
Resumo: O presente estudo analisa as questões relevantes envolvendo o exercício do direito de greve dos servidores públicos diante da falta de norma regulamentadora específica. O direito de greve é uma das maiores conquistas dos trabalhadores. No Brasil, este direito foi estendido aos servidores públicos civis por força do art. 37, VII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Porém, inicialmente firmou-se o entendimento de que o direito de greve não poderia ser exercido, pois o texto constitucional exigiria a edição de lei específica para regular a matéria, lei esta que ainda não foi editada pelo Congresso Nacional. Dessa forma, o direito constitucionalmente garantido acabava por ficar prejudicado em virtude da lacuna legislativa. O estudo faz uma breve retrospectiva histórica sobre o direito de greve no Brasil, apresenta conceitos básicos para compreensão da importância do tema, analisa os aspectos controvertidos na doutrina e na jurisprudência pátrias, as razões que levaram a Corte Constitucional a alterar seu entendimento inicial, bem como as conseqüências dessa mudança.
Palavras-chave: Greve
Servidores Públicos
Mandado de Injunção
Strike
Civil Servants
Injunction Warrant
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONÇALVES, Camila Lopes. O direito de greve dos servidores públicos: uma adequação plena à Constituição Federal. 2008. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLGonçalves.pdf317.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.