Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10509
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A responsabilidade civil do prático por acidentes de navegação
Autor(es)/Inventor(es): Fagundes, Fábio de Oliveira
Orientador: Alves, Alexandre Ferreira de Assumpção
Resumo: O presente trabalho apresenta o estado atual da responsabilização civil do prático perante o armador por acidentes de navegação, a posição jurisprudencial da responsabilização administrativa do prático perante o Tribunal Marítimo e seus desdobramentos na Justiça Comum. Para isso, detalha o serviço de praticagem ao abordar suas origens no mundo e sua evolução histórica no Brasil desde 1808 até o conjunto legal-normativo em vigor. Discorre sobre como se dá a responsabilização administrativa do prático perante a autoridade marítima e o processo perante o Tribunal Marítimo para o julgamento de fatos e acidentes de navegação, onde práticos podem ser condenados ao pagamento de multas. Por fim, discorre sobre conceitos da responsabilidade civil, em especial sobre os elementos da responsabilidade civil subjetiva (dano, nexo causal e culpa ou dolo) e sobre seus excludentes (fato de terceiro, culpa exclusiva da vítima, caso fortuito ou força maior). E, com o intuito de concluir pela necessidade de limitação da responsabilização civil do prático, mostra como isso foi adotado em outros países e regiões por suas legislações. Apresenta-se uma sugestão de alteração da lei brasileira a fim de adotar a limitação da responsabilidade civil para práticos e para as sociedades de práticos, nas hipóteses de acidentes e fatos da navegação.
Palavras-chave: Direito Marítimo
Praticagem
Responsabilidade civil
Maritime law
Pilotage
Civil liability
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FAGUNDES, Fábio de Oliveira. A responsabilidade civil do prático por acidentes de navegação. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOFagundes.pdf604.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.