Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10515
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um panorama das medidas antiplágio adotadas pelas dezesseis universidades brasileiras de maior expressão na produção de conhecimento científico
Autor(es)/Inventor(es): Marafigo, Maycon Francisco
Tutor: Cesário, Kone Prieto Furtunato
Resumen: O plágio acadêmico é um grande desafio para as universidades, que afeta a qualidade da pesquisa científica. A carência por implementação de ações de enfrentamento ao plágio e a falta de estudos que apontem, dentro desse universo, as ações mais urgentes e necessárias contribuem para esta realidade. Este estudo consiste em uma averiguação sobre as medidas antiplágio adotadas por dezesseis universidades brasileiras com o objetivo de criar um panorama que aponte as medidas mais deficientes, onde deverão ser concentrados os esforços de combate ao plágio dessas instituições. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica na qual a amostragem das universidades foi feita de acordo com os rankings RUF 2016, THE 2017 e CWUR 2016, e analisados quatro critérios diferentes: medidas institucionais, medidas preventivas, medidas diagnósticas e medidas coercitivas. Procurou-se conhecer as ações desenvolvidas pelas universidades para instigar a integridade acadêmica dos estudantes e prevenir o plágio, a adoção dos softwares de diagnóstico, a previsão normativa do tipo infracional do plágio acadêmico e as sanções disciplinares previstas nos códices institucionais. Notou-se que as universidades brasileiras necessitam de uma mudança no comportamento institucional para ampliar e fortalecer as medidas preventivas.
Materia: Medidas Antiplágio
Universidades Brasileiras
Integridade Acadêmica
Softwares de Diagnóstico
Sanções Disciplinares
Anti-plagiarism Measures
Brazilian Universities
Academic Integrity
Diagnostic Software
Disciplinary Sanctions
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARAFIGO, Maycon Francisco. Um panorama das medidas antiplágio adotadas pelas dezesseis universidades brasileiras de maior expressão na produção de conhecimento científico. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MFMarafigo.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.