Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10600
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Metendo a colher na briga: um olhar crítico sobre a naturalização da violência contra a mulher
Autor(es)/Inventor(es): Abdala, Talita Tavares
Orientador: Carvalho, Salo de
Resumo: Recorrendo à perspectiva da violência de gênero, esta pesquisa analisa a influência da cultura patriarcal sobre a ciência, juntamente com seus reflexos sobre as práticas jurídicas. Assim, o trabalho tem por objeto a naturalização da violência contra a mulher. Mulheres são violentadas diariamente no Brasil, enquanto a naturalização da violência ancora-se em estruturas fixas que sustentam os comportamentos definidos pela estrutura do patriarcado. E aqui fica clara a contradição existente na sociedade brasileira: avanços nas políticas públicas da “Lei Maria da Penha” e a estruturação do crime de homicídio qualificado na figura típica do “Feminicídio”, de um lado; e, reforço cultural ao machismo, via naturalização, por outro. Através do método hipotético dedutivo, com uma abordagem quantitativa e qualitativa de julgados e estatísticas de violência contra a mulher, fica evidente a recorrência e extensão desse problema. Os resultados desta investigação apresentam uma tipologia de situações empíricas que reafirmam os pressupostos da persistência da violência baseados em gênero. Assim, esse estudo propõe uma análise crítica à reincidência dessa fatídica prática milenar que, apesar de constante, urge ser suprimida.
Palavras-chave: Cultura patriarcal
Naturalização
Violência contra a mulher
Patriarchal culture
Naturalization
Violence against women
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ABDALA, Talita Tavares. Metendo a colher na briga: um olhar crítico sobre a naturalização da violência contra a mulher. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTAbdala.pdf561.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.