Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10696
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O cenário assimétrico e desfavorável da UFRJ: um diálogo sobre discentes com deficiência e a educação inclusiva |
| Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Fabiano da Silva |
| Advisor: | Inoue, Marileia Franco Marinho |
| Abstract: | O tema central deste trabalho é o atendimento às necessidades educativas especiais de discentes com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizamos um estudo onde discentes com alguma deficiência e representantes de comissões de acessibilidade foram entrevistados, com perguntas semidiretas tratadas de maneira qualitativa. Nas considerações finais observamos que a UFRJ não abarca a questão em sua totalidade, sendo ela tocada apenas por ações esparsas. O tempo decorrido desde as leis para inserção de pessoas com deficiência no âmbito da educação inclusiva e a assimetria das ações impossibilita dizer que a Universidade como um todo enfrenta a questão. |
| Keywords: | Educação inclusiva Assistência social Acessibilidade |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
| Production unit: | Escola de Serviço Social |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2015 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | FERREIRA, Fabiano da Silva. O cenário assimétrico e desfavorável da UFRJ: um diálogo sobre discentes com deficiência e a educação inclusiva. 2015. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FSFerreira.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.