Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/10696
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | O cenário assimétrico e desfavorável da UFRJ: um diálogo sobre discentes com deficiência e a educação inclusiva |
| Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Fabiano da Silva |
| Orientador: | Inoue, Marileia Franco Marinho |
| Resumo: | O tema central deste trabalho é o atendimento às necessidades educativas especiais de discentes com deficiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizamos um estudo onde discentes com alguma deficiência e representantes de comissões de acessibilidade foram entrevistados, com perguntas semidiretas tratadas de maneira qualitativa. Nas considerações finais observamos que a UFRJ não abarca a questão em sua totalidade, sendo ela tocada apenas por ações esparsas. O tempo decorrido desde as leis para inserção de pessoas com deficiência no âmbito da educação inclusiva e a assimetria das ações impossibilita dizer que a Universidade como um todo enfrenta a questão. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Assistência social Acessibilidade |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2015 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | FERREIRA, Fabiano da Silva. O cenário assimétrico e desfavorável da UFRJ: um diálogo sobre discentes com deficiência e a educação inclusiva. 2015. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
| Aparece nas coleções: | Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FSFerreira.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.