Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10751
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Justiça restaurativa: uma alternativa frente aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher
Autor(es)/Inventor(es): Silva Filho, Luiz Alberto
Orientador: Bonan, Anna Cecília Faro
Resumo: O sistema de justiça criminal mais utilizado no Brasil, desde muito tempo, é baseado no encarceramento, fazendo parte de uma cultura totalmente punitiva, onde o Estado foca a sua atenção apenas em dois fatores: o ato praticado e como punir o agente que o praticou. Esse posicionamento se mostra completamente ineficaz, onde as chances de ressocialização do apenado são mínimas e quase utópicas. Quem infringe a lei, poderá ser submetido às condições degradantes e sub-humanas, tendo que enfrentar presídios superlotados sem a menor condição de higiene. Respeitar a dignidade da pessoa humana parece ser impossível para o atual sistema de retribuição ao crime. Em contrapartida, a justiça restaurativa surge como uma alternativa ou ainda um complemento ao sistema penal tradicional, pois busca a responsabilização do infrator e se preocupa com a vítima, de modo que possibilite a reparação do dano causado. Isso também se expande aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, onde o objetivo é atender aos anseios dela, conscientizar o agressor a não mais cometer tal violência e ainda reconstituir as relações entre agressor, vítima e a sociedade em que habitam.
Palavras-chave: Justiça restaurativa
Justiça criminal
Punição
Ressocialização
Violência doméstica e familiar contra a mulher
Restorative justice
Criminal justice
Punishment
Resocialization
Domestic and family violence against women
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA FILHO, Luiz Alberto. Justiça restaurativa: uma alternativa frente aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LASilvaFilho.pdf472.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.