Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11009
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O acompanhamento familiar na política de assistência: nova institucionalidade, velhas práticas
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Sabrina Mendonça de Oliveira
Tutor: Cavalcanti, Cecília Paiva Neto
Resumen: O presente trabalho se propõe uma reflexão sobre a proposta e operacionalização do acompanhamento familiar na política de assistência social. Medida que se configura como um espaço de reflexão conjunta entre técnicos e usuários, voltado para a transformação positiva de relações sociais, familiares e comunitárias. Nossa hipótese é que neste processo existe um terreno fértil para práticas de disciplinamento e controle dos sujeitos, como indica, por exemplo, a priorização para o acompanhamento de famílias em descumprimento de condicionalidades ou contrapartidas do Bolsa Família. Entendemos que tal orientação valoriza práticas fiscalizadoras em detrimento do suporte a processos emancipatórios e de conquista da autonomia. Além disso, o acompanhamento prevê contatos frequentes e regulares com os usuários através de visitas domiciliares e encontros denominados socioeducativos, que acabam por representar mais uma obrigação a que se submetem as famílias extremamente pobres para recebimento de benefício. Nesse sentido, cabe confrontar princípios e conceitos como os de proteção, bem-estar e emancipação social à luz das práticas adotadas pelos equipamentos da assistência social. Pretendemos, com isso, apresentar uma pesquisa qualitativa, que faz uso tanto de análise documental, quanto de pesquisa de campo, esta última realizada no âmbito da extensão através de assessorias prestadas aos municípios de Quatis, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, sendo o último utilizado como estudo de caso e fonte de dados para sustentação de nossas hipóteses.
Materia: Política social
Assistência social
Família
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOREIRA, Sabrina Mendonça de Oliveira. O acompanhamento familiar na política de assistência: nova institucionalidade, velhas práticas. 2016. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SMoreira.pdf885.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.