Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11025
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Testemunho e transcendência: relação entre imagem e palavra nos vitrais da Catedral Presbiteriana do Rio
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Karolinny Rosa de Brito da
Tutor: Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel
Resumen: Este trabalho apresenta de que maneira a palavra se relaciona com símbolos nos vitrais da Catedral Presbiteriana do Rio a partir dos âmbitos visual e ideológicos e demonstra a como associação imagem-palavra se corresponde com o referencial gótico presente na arquitetura da Catedral. A partir da análise dos vitrais, articula como a doutrina reformada protestante se aplica à leitura do revivalismo gótico da Catedral no contexto do final do século XIX e início do século XX no Brasil. Foram utilizados documentos e atas da Catedral Presbiteriana do Rio e do Presbitério do Rio de Janeiro para compreender a história do presbiterianismo no Brasil, o processo de construção, as referências artísticas e ideológicas para a concepção de seus vitrais, por ocasião da ausência da Catedral nas literaturas especializadas na arquitetura do século XX no Brasil. Com isto, pretende-se abrir novos caminhos e concepções para o estudo da arte sacra no Brasil.
Materia: Neogótico
Arquitetura neogótica no Brasil
Vitrais
Protestantismo
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROCHA, Karolinny Rosa de Brito da. Testemunho e transcendência: relação entre imagem e palavra nos vitrais da Catedral Presbiteriana do Rio. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KRBRocha.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.