Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11025
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Testemunho e transcendência: relação entre imagem e palavra nos vitrais da Catedral Presbiteriana do Rio
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Karolinny Rosa de Brito da
Orientador: Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel
Resumo: Este trabalho apresenta de que maneira a palavra se relaciona com símbolos nos vitrais da Catedral Presbiteriana do Rio a partir dos âmbitos visual e ideológicos e demonstra a como associação imagem-palavra se corresponde com o referencial gótico presente na arquitetura da Catedral. A partir da análise dos vitrais, articula como a doutrina reformada protestante se aplica à leitura do revivalismo gótico da Catedral no contexto do final do século XIX e início do século XX no Brasil. Foram utilizados documentos e atas da Catedral Presbiteriana do Rio e do Presbitério do Rio de Janeiro para compreender a história do presbiterianismo no Brasil, o processo de construção, as referências artísticas e ideológicas para a concepção de seus vitrais, por ocasião da ausência da Catedral nas literaturas especializadas na arquitetura do século XX no Brasil. Com isto, pretende-se abrir novos caminhos e concepções para o estudo da arte sacra no Brasil.
Palavras-chave: Neogótico
Arquitetura neogótica no Brasil
Vitrais
Protestantismo
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Karolinny Rosa de Brito da. Testemunho e transcendência: relação entre imagem e palavra nos vitrais da Catedral Presbiteriana do Rio. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRBRocha.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.