Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11082
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A sucessão de direitos na incorporação societária no âmbito tributário
Autor(es)/Inventor(es): Bagdadi, Karina Verztman
Tutor: Corrêa, Vanessa Benelli
Resumen: O presente trabalho possui como objetivo analisar à luz do artigo 132 do Código Tributário Nacional, interpretado em conjunto aos artigos. 1116 e 452 do Código Civil, bem como ao art. 227 da lei 6404/76, a possibilidade de serem transferidos para a sociedade incorporadora não somente obrigações, mas também direitos de cunho fiscal. Tal estudo se faz necessário pelo fato do art. 132 do CTN tratar somente da responsabilidade tributária na sucessão empresarial, sendo totalmente omisso em relação aos direitos adquiridos pela incorporadora, não sendo, plausível, se desconsiderar para fins do Direito Tributário os direitos da sucedida, somente pelo fato de inexistir dispositivo legal que verse sobre o assunto. Dessa forma, se busca analisar a transferência de créditos e prejuízos fiscais acumulados pela incorporada, e ainda os benefícios auferidos por decisões transitadas em julgado que reconheceram o direito da incorporada a não ser compelida a recolher certo tributo de natureza continuada. Os resultados das pesquisas realizadas tanto no campo jurisprudencial como no campo da doutrina evidenciaram que em relação a possibilidade de utilização de créditos provenientes da escrita fiscal da incorporada existem posicionamentos divergentes tanto na Doutrina quanto na Jurisprudência, até porque, em diversos casos analisados quando os Tribunais e órgãos da administração pública entendem pela possibilidade de utilização de tais créditos, estipulam diversas condições, como é o caso dos créditos de ICMS que a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Já em relação a sucessão dos benefícios auferidos por decisões transitadas em julgado que reconhecem o direito da incorporada a não ser compelida a recolher certo tributo de natureza continuada, por mais que a Doutrina divirja em relação a tal possibilidade, de acordo com o julgados analisados existe o entendimento acerca da impossibilidade desse tipo de sucessão, pelo fato da incorporadora não ter sido parte da relação jurídica processual analisada, não podendo, por esse motivo, se beneficiar de decisões que foram proferidas somente em favor da incorporada.
Materia: Sucessão empresarial
Responsabilidade tributária
Incorporação societária
Direitos
Créditos fiscais
Decisão transitada em julgada
Corporate succession
Tax liability
Corporate incorporation
Rights
Tax credits
Final decision
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BAGDADI, Karina Verztman. A sucessão de direitos na incorporação societária no âmbito tributário. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KVBagdadi.pdf390.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.