Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11082
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A sucessão de direitos na incorporação societária no âmbito tributário
Autor(es)/Inventor(es): Bagdadi, Karina Verztman
Orientador: Corrêa, Vanessa Benelli
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo analisar à luz do artigo 132 do Código Tributário Nacional, interpretado em conjunto aos artigos. 1116 e 452 do Código Civil, bem como ao art. 227 da lei 6404/76, a possibilidade de serem transferidos para a sociedade incorporadora não somente obrigações, mas também direitos de cunho fiscal. Tal estudo se faz necessário pelo fato do art. 132 do CTN tratar somente da responsabilidade tributária na sucessão empresarial, sendo totalmente omisso em relação aos direitos adquiridos pela incorporadora, não sendo, plausível, se desconsiderar para fins do Direito Tributário os direitos da sucedida, somente pelo fato de inexistir dispositivo legal que verse sobre o assunto. Dessa forma, se busca analisar a transferência de créditos e prejuízos fiscais acumulados pela incorporada, e ainda os benefícios auferidos por decisões transitadas em julgado que reconheceram o direito da incorporada a não ser compelida a recolher certo tributo de natureza continuada. Os resultados das pesquisas realizadas tanto no campo jurisprudencial como no campo da doutrina evidenciaram que em relação a possibilidade de utilização de créditos provenientes da escrita fiscal da incorporada existem posicionamentos divergentes tanto na Doutrina quanto na Jurisprudência, até porque, em diversos casos analisados quando os Tribunais e órgãos da administração pública entendem pela possibilidade de utilização de tais créditos, estipulam diversas condições, como é o caso dos créditos de ICMS que a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Já em relação a sucessão dos benefícios auferidos por decisões transitadas em julgado que reconhecem o direito da incorporada a não ser compelida a recolher certo tributo de natureza continuada, por mais que a Doutrina divirja em relação a tal possibilidade, de acordo com o julgados analisados existe o entendimento acerca da impossibilidade desse tipo de sucessão, pelo fato da incorporadora não ter sido parte da relação jurídica processual analisada, não podendo, por esse motivo, se beneficiar de decisões que foram proferidas somente em favor da incorporada.
Palavras-chave: Sucessão empresarial
Responsabilidade tributária
Incorporação societária
Direitos
Créditos fiscais
Decisão transitada em julgada
Corporate succession
Tax liability
Corporate incorporation
Rights
Tax credits
Final decision
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BAGDADI, Karina Verztman. A sucessão de direitos na incorporação societária no âmbito tributário. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KVBagdadi.pdf390.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.