Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11228
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A correção da tabela do imposto sobre a renda da pessoa física e a justiça social
Autor(es)/Inventor(es): Delgado Filho, Genário Martins
Tutor: Curi, Bruno Maurício Macedo
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo o estudo do Imposto sobre a Renda Pessoa Física e sua potencialidade como meio eficaz de efetivação da justiça social. Para o alcance desse objetivo, é realizada uma abordagem de conceitos como justiça, justiça social, além dos princípios constitucionais tributários como o da capacidade contributiva, do não confisco e da isonomia tributária, que devem reger a aplicação do referido tributo como forma de proteção do cidadão frente ao poder de tributar do estado. Será analisada a questão da não correção da tabela do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física e sua respectiva influência no que se refere a justiça tributária e seu efeito na efetivação da justiça social. Na conclusão do presente trabalho foi constatado que o Imposto sobre a Renda da Pessoa Física na sua aplicação, tem violado os princípios constitucionais tributários de isonomia tributária e da capacidade contributiva; houve o entendimento de que ao não corrigir a tabela do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, o estado impõe arbitrariamente ao contribuinte ano após ano, aumento da carga tributária, que invariavelmente onera mais intensamente o contribuinte de menor poder econômico, afrontado as garantias de nossa Carta Magna e a legislação infraconstitucional.
Materia: Imposto sobre a Renda
Contribuinte
Justiça Social
Pessoa Física
Income Tax
Taxpayer
Social justice
Natural person
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DELGADO FILHO, Genário Martins. A correção da tabela do imposto sobre a renda da pessoa física e a justiça social. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GMDelgadoFilho.pdf563.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.