Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11694
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cálculo de intensidades de transições d-d nos íons complexos hexacianocobaltato(III) e tetracianoniquelato(II) por acoplamento vibrônico
Autor(es)/Inventor(es): Torres, Amanda Dornela
Tutor: Rocha, Alexandre Braga da
Resumen: Quando uma transição eletrônica ocorre em uma molécula, seu núcleo é submetido a mudanças em sua energia potencial devido à redistribuição de cargas. Como resposta, há intensificação de suas vibrações e o espectro de absorção mostra características dos níveis vibracionais. Essas transições simultaneamente eletrônicas e vibracionais são as transições vibrônicas. As intensidades relativas das bandas de absorção são determinadas por regras de seleção baseadas no momento de dipolo de transição entre dois estados. Uma forma de calcular essas intensidades é através da força do oscilador óptico (FOO). No entanto, mesmo complexos com transições proibidas apresentam cores, o que pode ser explicado por mecanismos que relaxam essas regras. Um desses mecanismos se dá por intermédio de vibrações que são capazes de temporariamente mudar a simetria da molécula, fenômeno conhecido como acoplamento vibrônico para obter as intensidades de transições d-d nos íons complexos hexacianocobaltato (III) e tetracianoniquelato (II).
Materia: Complexo
Soluções
Força do oscilador óptico
Transições vibrônicas,
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-mar-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Amanda Dornela Torres.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.