Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11694
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cálculo de intensidades de transições d-d nos íons complexos hexacianocobaltato(III) e tetracianoniquelato(II) por acoplamento vibrônico
Autor(es)/Inventor(es): Torres, Amanda Dornela
Orientador: Rocha, Alexandre Braga da
Resumo: Quando uma transição eletrônica ocorre em uma molécula, seu núcleo é submetido a mudanças em sua energia potencial devido à redistribuição de cargas. Como resposta, há intensificação de suas vibrações e o espectro de absorção mostra características dos níveis vibracionais. Essas transições simultaneamente eletrônicas e vibracionais são as transições vibrônicas. As intensidades relativas das bandas de absorção são determinadas por regras de seleção baseadas no momento de dipolo de transição entre dois estados. Uma forma de calcular essas intensidades é através da força do oscilador óptico (FOO). No entanto, mesmo complexos com transições proibidas apresentam cores, o que pode ser explicado por mecanismos que relaxam essas regras. Um desses mecanismos se dá por intermédio de vibrações que são capazes de temporariamente mudar a simetria da molécula, fenômeno conhecido como acoplamento vibrônico para obter as intensidades de transições d-d nos íons complexos hexacianocobaltato (III) e tetracianoniquelato (II).
Palavras-chave: Complexo
Soluções
Força do oscilador óptico
Transições vibrônicas,
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Mar-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Dornela Torres.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.