Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1242
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A estética publicitária no cinema brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Anjos, Diego Pereira dos
Tutor: Lissovsky, Mauricio
Resumen: A partir do final da década de 90, com o restabelecimento da produção cinematográfica nacional – período denominado “Retomada” -, uma grande discussão polarizou teóricos, críticos e profissionais do audiovisual; discussão esta que alcançou o seu auge em 2002, por ocasião do lançamento do filme Cidade de Deus: a notável presença de uma “estética publicitária” nesta safra de produções em particular, ou melhor, uma notável valorização do técnico e do imagético sobre o conteúdo. Este trabalho busca estudar e compreender tal estética, o que a caracteriza, quais suas possíveis origens, a sua verdadeira relação com os anúncios publicitários para TV, através do confronto e análise ponderados da visão de teóricos e profissionais. O grande parentesco entre as duas áreas audiovisuais (Cinematográfica e Publicitária), desenvolvido nos últimos anos, é o ponto de partida para a análise de tal identidade visual e o filme de Fernando Meirelles sobre a favela carioca homônima é o lastro sobre o qual tal análise é erguida, sendo esta obra considerada, à época de seu lançamento, o exemplo seminal da “estética publicitária” no cinema brasileiro.
Materia: Audiovisual
Indústria cinematográfica
Estética publicitaria
Visual
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-jun-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANJOS, Diego Pereira dos. A estética publicitária no cinema brasileiro. 2008. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DAnjos.pdf440.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.