Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1244
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A Relação entre valor de mercado e valor de marca: o caso da TAM entre novembro de 2006 e novembro de 2007
Author(s)/Inventor(s): Novaes, Raquel Lopes
Advisor: Breitschaft, Paulo Senra
Abstract: Analisa a relação existente entre o valor de mercado e o valor de marca, a partir da análise da TAM no período entre novembro de 2006 e novembro de 2007. Nesse período o valor de mercado da TAM sofreu severas variações e ocorreu o que ficou conhecido na mídia como Caos Aéreo e gerou uma sucessão de impactos negativos nas marcas das empresas atuantes no setor da aviação nacional, que geraram respostas dessas empresas. A companhia adotou no começo de 2007 uma série de medidas para recuperar a imagem da TAM. Além disso, outro golpe sofrido pela empresa foi o acidente com o Airbus 320 – vôo 3054, de Porto Alegre com destino a São Paulo – que saiu da pista durante o pouso, se chocou contra o prédio da TAM Express e somou 199 vítimas. A pesquisa revela em que aspectos ações realizadas no mercado financeiro podem fortalecer ou enfraquecer uma marca, bem como avalia se as ações de comunicação e publicidade construídas para uma marca interferem de alguma forma no valor de mercado dela.
Keywords: Marca
Valor da marca
Reposicionamento de marca
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Nov-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NOVAES, Raquel Lopes. A relação entre valor de mercado e valor de marca: o caso da TAM entre novembro de 2006 e novembro de 2007. 2008. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RNovaes.pdf687.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.